Muitas mulheres têm dúvidas em como contar as semanas do seu bebê. Como a maioria de nós sabemos, a gravidez dura em média um período de 40 semanas. Por isso, se ainda não teve uma consulta com seu médico, vá se acostumando a ouvir “semanas” e não meses em relação ao tempo da gestação.
A contagem de semanas é feita sempre a partir do primeiro dia da sua última menstruação. Esse método de contagem foi definido levando em consideração que é bastante difícil afirmar com precisão o momento exato em que o óvulo foi fertilizado pelo espermatozoide. Devemos deixar claro que você não ficou grávida um dia depois da sua última menstruação, no entanto, é a partir dessa data que ocorre a contagem de 40 semanas.
Nas duas primeiras semanas do seu ciclo menstrual, você ainda não está realmente grávida, pois a ovulação só ocorre por volta de 14 dias após o primeiro dia do seu período e a concepção só ocorre após a ovulação. Então, a gestação dura 38 semanas e não 40. Meio complicado, não é? A gravidez dura 280 dias desde o primeiro dia da última menstruação ou 266 dias desde o momento da concepção.
Se você está com preguiça de calcular de quantas semanas está grávida, no site da BabyCenter você encontra uma calculadora da gravidez em semanas e meses, basta colocar a data da sua última menstruação. Super simples, nós recomendamos.
Agora se você não lembra a data da sua última menstruação (isso acontece bastante, principalmente com as mulheres que possuem ciclos irregulares), é preciso que você realize um ultrassom. Através dele será medido o tamanho do embrião ou do saco gestacional. Assim, o médico poderá analisar e saber qual tempo de gestação você se encontra.
Recomendamos que faça o ultrassom o quanto antes, pois até a semana 12, os bebês possuem tamanhos bem parecidos e isso facilita. Já a partir da semana 13, os bebês começam a se desenvolver cada um de uma forma e ritmo diferente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário